sábado, 28 de março de 2009














Drenagem Linfática Manual

Origem:
A Drenagem Linfática manual foi desenvolvida na década de 30 pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder e sua esposa com o objetivo de tratamento de afeções crônicas das vias respiratórias superiores. O seu campo de aplicações foi-se ampliando e aprofundando com o passar do tempo.

O que é:
É uma técnica de massagem especializada que estimula a movimentação da corrente dos vasos linfáticos favorecendo a drenagem do tecido conjuntivo e agindo sobre os diversos sistemas, promovendo o equilíbrio das funções e harmonia estética do corpo. Esta técnica caracteriza-se por movimentos muito suaves e precisos, todos em forma circular e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros de gânglios linfáticos.
Por ser uma técnica bastante complexa, só deve ser realizada por profissional devidamente habilitado.

Indicações:
A Drenagem Linfática Manual é utilizada em diversas indicações terapêuticas tais como: Redução de medidas, celulite, retenção de líquidos, Linfoedema Primário e Secundário, Linfoedema do braço pós-mastectomia,edemas pós-operatórios e pós - traumáticos, problemas circulatórios, pós-operatório cirurgia plástica, sinusite, rinite, varizes e pernas cansadas, edemas da gravidez, enxaqueca, artrose, artrite, gota, tendinite, pós-operatório de lipoaspiração, pós operatório de abdomenoplastia etc..

Contra-indicações:
É contra-indicada nos seguintes casos:
-Infecções agudas; insuficiência cardíaca descompensada; flebites; tromboses; tromboflebites; síndrome seno carotídeo; hipertensão; certos tipos de afecções da pele; câncer, asma brônquia e bronquite asmática; hipertiroidísmo; parte do corpo inchada, dolorida, avermelhada, sensação de mal-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário